Spinning indoor

Criada nos Estados Unidos, em 1995 pelo ciclista sul-africano Johnny G, o spinning, também conhecido como bike indoor é a modalidade esportiva predominantemente aeróbica que mais ganhou adeptos de várias idades e condicionamento físico ao longo dos últimos anos.

A aula se resume em bicicleta ergométrica e sala de ginástica, mas, ao contrário de simplesmente pedalar, o spinning possui variações de força e muita velocidade, variando a frequência cardíaca e respiratória. É um programa de exercícios que simula percursos como se fosse fazer trilha com mountain bike. Porém, ainda há outro grande diferencial no spinning: a empolgação e o ritmo. Enquanto pedalamos, a música alta, animada e empolgante, nos estimula e entusiasma a pedalar com mais vontade e intensidade, aumentando ainda mais a queima de gordura.

treino-de-musculacao

O treinamento de força, conhecido popularmente como musculação é uma forma de exercício contra-resistência, para o treinamento e desenvolvimento dos músculos esqueléticos. Utiliza a força da gravidade (através de barras, halteres, pilhas de peso ou o peso do próprio corpo) e a resistência gerada por equipamentos, elásticos e molas para opor forças aos músculos que, por sua vez, devem gerar força oposta através de contrações musculares que podem ser concêntricas, excêntricas e isométricas.

Esta forma de treinamento físico é utilizada para fins atléticos (através da melhora no desempenho de atletas), estéticos (no desenvolvimento do volume muscular) e de saúde (auxiliando no tratamento de doenças musculares, ósseas, metabólicas, melhora na mobilidade, postura etc).

Ginastica

A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.

Desenvolveu-se, efetivamente, a partir dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia Antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo e habilidades semelhantes a executadas em um circo, como fazem os chamados acrobatas. Naquela época, os ginastas praticavam o exercício nus (gymnos – do grego, nu), nos chamados gymnasios, patronados pelo deus Apolo. A prática só voltou a ser retomada – com ênfase desportiva e militar – no final do século XVIII, na Europa, através de Jean Jacques Rousseau, do posterior nascimento da escola alemã de Friedrich Ludwig Jahn – de movimentos lentos, ritmados, de flexibilidade e de força – e da escola sueca, de Pehr Henrik Ling, que introduziu a melhoria dos aparelhos na prática do esporte. Tais avanços geraram a chamada ginástica moderna, agora subdividida.

Anos mais tarde, a Federação Internacional de Ginástica foi fundada, para regulamentar, sistematizar e organizar todas as suas ramificações surgidas posteriormente. Já as práticas não competitivas, popularizaram-se e difundiram-se pelo mundo de diferentes formas e com diversas finalidades e praticantes.

Pilates-com-bola-1024x626

O Pilates melhora a postura e dores no corpo?
Um dos objetivos mais importantes do Pilates é o realinhamento postural. Os exercícios, somados ao ganho de força e flexibilidade adquiridas com a prática, implicam diretamente na aquisição de uma boa postura. Muitas vezes as dores no corpo são consequência da postura (falta de flexibilidade ou força) e melhoram e até desaparecem com a prática de Pilates.

Quem dá as aulas de Pilates?
No início, as aulas de Pilates eram ministradas por bailarinos que tinham aulas com o “pai” do Pilates, Joseph Pilates, para tratar de lesões causadas pela profissão. Devido à consciência corporal, os bailarinos transmitiam o método com grande beleza e fluidez que o método exige. No Brasil, o método foi adotado por fisioterapeutas e profissionais de educação física, pois o Pilates começou a ser dado em academias onde é exigido um dos dois profissionais. Em paralelo, esses profissionais têm conhecimento e capacitação para passar corretamente os exercícios.

O Pilates emagrece?
Por ser uma atividade física, o Pilates proporciona perda calórica. Porém, não é esse o seu principal objetivo. O Pilates dve ser praticado por quem busca uma vida saudável, com boa postura, músculos flexíveis, corpo bem definido, melhorar circulação sanguínea, melhorar a respiração etc.

Tenho hérnia de disco, posso fazer pilates?
Sim, é possível fazer aulas de pilates tendo hérnia de disco. O pilates é um método onde além de se preocupar o tempo todo com a postura correta você deve passar por uma avaliação onde serão descritos exercícios contra indicados e exercícios onde devem ser incluídos na aula para melhora da patologia e dor, a aula de Pilates pode ser adaptada para as limitações de cada indivíduo.

Qual a diferença de Pilates e musculação?
O Pilates, ao contrário da musculação, não trabalha com pesos. As resistências são feitas com molas ou o peso do próprio corpo. Outra diferença é que na musculação os movimentos e os exercícios são mais rápidos que o do Pilates, que, por outro lado, trabalha com poucas repetições, várias séries do mesmo exercício e mais controle dos movimentos. Por isso se ganha tonificação muscular com o Pilates, mas sem grandes hipertrofias como acontece na musculação.

Pilates me deixa mais disposto?
O Pilates trabalha corpo e mente, com ênfase na respiração e consciência corporal, promovendo assim, o bem estar físico e mental.

O Pilates é indicado para atletas?
É bastante recomendável, pois não só melhora o desempenho do atleta como ajuda a prevenir acidentes. Se o atleta já possui lesões, ele também pode praticar Pilates, que torna a recuperação mais rápida e fácil.

Devo praticar Pilates quantas vezes por semana?
A prática de duas a três vezes por semana é considerada ideal para sentir rapidamente os resultados. Mas, geralmente a freqüência é adaptada conforme as limitações individuais do corpo de cada pessoa.

Há contra-indicações para se fazer o Pilates?
Há um trabalho em conjunto com o médico de mulheres grávidas, idosos e pessoas cardíacas e outras doenças graves a fim de evitar qualquer incidente. Assim, os exercícios de Pilates não são contra-indicados a esses grupo, apenas é necessária uma autorização do médico para as atividades

cruzeirosbicicletaaquatica-6

Os benefícios dos exercícios físicos para a saúde são mais e mais reconhecidos pelas pessoas e, por esta razão, a infinidade de modalidades oferecidas pelas academias cresce a cada ano. Uma das novidades do momento é o Spinning Aquático.

O Spinning tradicional nada mais é que uma aula de ciclismo, realizada em ambiente fechado e coordenada por um professor, que simula todas as variáveis possíveis de um trajeto real de bicicleta, subidas, descidas, alterações de velocidade. É um excelente exercício para modelar o corpo, aumentar a resistência cardiorrespiratória e tonificar os músculos.
A nova modalidade levou todas estas possibilidades para dentro da piscina acrescidas ainda da vantagem da redução, em cerca de 80%, do impacto sobre as articulações, já que o corpo fica mais leve na água. Mas não pense que por isso ele será mais fácil ou leve. Só para se ter uma ideia, a resistência oferecida pela água é oito vezes maior que a do ar, fato que por si só aumenta, e muito, o esforço despendido pelo praticante.
As séries de exercícios do Spinning Aquático são intensas, baseadas na força e velocidade, o que eleva muito a frequência cardíaca, mas também promove um fortalecimento das pernas e glúteos, corrige a postura, melhora a flexibilidade, aumenta a força e, para a alegria de muitos, favorece sobremaneira a perda de peso. O gasto calórico pode ficar entre 450 e 600 calorias por aula, cerca de duas vezes o do exercício tradicional.
Criação e sucesso – O exercício, também chamado de Water Bike, foi desenvolvido em 2002, no Centro de Excelência Esportiva da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) pelo professor Leszek Szmuchrowski. As bicicletas, especialmente desenhadas para a modalidade, ficam presas na borda da piscina e possibilitam aos praticantes, além do ciclismo, simulação de step e de remos, para fortalecimento dos braços. Um detalhe interessante da bicicleta aquática é que o aparelho não possui banco, o aluno fica suspenso pelo próprio movimento da água.
Disponível em mais de 200 academias do país, o Spinning Aquático vem ganhando mais adeptos a cada dia e está, até mesmo, sendo recomendado por muitos médicos e fisioterapeutas para auxiliar pessoas em seu aprimoramento físico e psicológico, com o aumento do bem estar e da disposição.
Os treinamentos na água estão se tornando a vedete nas academias, principalmente em decorrência do calor do verão brasileiro. Modalidades surgem a cada dia para acompanhar as já tradicionais hidroginástica, hidroterapia e natação, entre elas o Hidrojump, que utiliza uma cama elástica, e o Taebox, que simula golpes de artes marciais dentro d’água.
O Spinning Aquático pode ser praticado por pessoas de todas as idades, mas vale lembrar, sempre, que antes de iniciar qualquer atividade, é essencial consultar um especialista e passar por uma avaliação física para se determinar seus limites e necessidades. Somente assim você terá a garantia de que o exercício trará benefícios à sua saúde.

HCT

———-

thriatlon

———————————

alongamento-terapeutico

O Alongamento Terapêutico (técnica solo) busca a relação equilibrada e global do paciente com seu corpo e sua mente, através da reeducação postural, autoconhecimento corporal, relaxamento e bem-estar. Alongamento muscular são exercícios físicos para manter ou desenvolver a flexibilidade. O alongamento é uma das mais importantes categorias de exercícios que podem ser prescritos para manter e restaurar o equilíbrio normal em cada uma destas estruturas: o músculo, a fáscia, o tendão e o ligamento. Estes podem exibir um grau de rigidez aumentado – que conduz ao funcionamento não-ótimo em determinada articulação secundária – e restringir a amplitude de movimento disponível. O alongamento muscular permite modificar o comprimento do músculo, visando manter ao mesmo tempo, características mecânicas e funções neuromusculares.

O alongamento terapêutico pode ser utilizado como manobra terapêutica para aumentar o comprimento de tecidos moles que estejam encurtados, podendo ser definido também como técnica utilizada para aumentar a extensibilidade músculo-tendinosa e do tecido conjuntivo periarticular, de tal modo contribuindo para aumentar a flexibilidade articular. Um dos grandes benefícios encontrados em um programa de alongamento é a obtenção do relaxamento, pois um aumento da tensão muscular pode resultar em efeitos colaterais como diminuição da percepção sensorial, aumento da pressão sanguínea, diminuição do suporte sanguíneo muscular o que acarretará em produção elevada de resíduos tóxicos que se acumularão nas células devido à falta de oxigênio e de nutrientes resultando em fadiga e algia.

natacao

História da Natação

A natação é uma atividade física praticada na água. Na Grécia Antiga, esta atividade já era praticada por ser benéfica ao corpo humano. Este esporte já fazia parte das Olimpíadas na Grécia Antiga. No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo. Ainda no século XIX, as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra.

Estilos

Levando em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, são definidos quatro estilos de natação: crawl (nado livre), borboleta, peito e costas. Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.

Piscina

Uma piscina oficial para a prática da natação deve medir 30 metros de comprimento por 22,5 centímetros de largura. De profundidade, a piscina deve ter 1,35 metros ou mais. Nas competições, a temperatura da água deve estar entre 25° e 28° C. A piscina deve ter oito raias (cada uma deve ser ocupada por apenas um nadador) com 2,5 metros de largura cada uma.

Benefícios para a saúde

A natação é considerada um dos esportes mais saudáveis, pois trabalha com diversos grupos musculares e articulações do corpo. Há também o benefício desta prática desenvolver o sistema cardíaco e respiratório. Como qualquer atividade esportiva, antes de praticar, o indivíduo deve procurar orientação de um profissional da área e passar por testes de avaliação médica.

strong-hidro-local

———————————————

personal-trainer1

Personal trainer é um trabalho individualizado para várias modalidades.
Treinador pessoal (do inglês personal trainer) é um profissional que deve ter uma formação em educação física, que está capacitado a ministrar e supervisionar os treinamentos seguindo os objetivos de quem o contrata e respeitando os Princípios Básicos do Treinamento.

No Brasil, o personal trainer precisa ser formado em educação física e estar registrado no Conselho Regional de Educação Física. Poderá seguir diversas áreas da educação física, tais como: Musculação, Yoga, Pilates, Dança, Alongamento, Corrida, Triatlon, Fitness, Artes Marciais, Esportes Coletivos, Reabilitação Musculoesquelética e Cardíaca entre outros.

Sua atuação não está restrita a academias ou clubes. Poderá se desenvolver também em praças, residências ou condomínios. O trabalho do treinador pessoal pode ser complementado e obterá melhores resultados, se for simultaneamente desenvolvido com outras áreas da Saúde, a saber: Nutrição, Fisioterapia e Cardiologia.

mix-de-ginastica

A ginastica localiza é um tipo de exercício que trás muitos benefícios, embora não seja o esporte favoritos das mulheres. Mesmo assim, no que diz respeito ao mundo fitness feminino, é um dos exercícios mais praticados por elas atualmente. Por causa de todo o trabalho corporal e muscular realizado, a ginástica localizada vem ganhando fama e sendo cada vez mais indicada por especialistas do mundo todo, especialmente para aquelas que são ditas como o sexo frágil. Mesmo assim, ao conhecer a ginástica localizada, você vai ver que este trabalho é somente para as guerreiras! Conheça, neste artigo, os benefícios de tamanho esforço.
Principais Funções
A verdade é que a perda calórica da ginástica localizada não se compra a muitos exercícios existentes no mundo fitness, mas, mesmo assim, ela possui diversas funções práticas como o fortalecimento da musculatura de um determinado lugar do corpo. Além disso, este tipo de exercício evita a hipertrofia muscular e fortalece todos aqueles que estão sendo trabalhos em determinada área. Um dos seu principais objetivos é queima gordura e deixar o corpo cada vez mais esbelto. Para isso, a ginástica localizada deve ser praticada constantemente!
Princípios
Assim, como tudo na vida, a ginástica localizada também possui os seus próprios princípios. Quem tiver em busca de alguns deles, com certeza vai ter que trabalhar muito na localizada e esquecer um pouco da musculação. Os princípios básicos para quem quer praticar a ginástica localizada são:
resistência ( fortalecimento dos músculos na região exercitada)
força ( tônus muscular e fortalecimento do local)
musculação (na maioria das veze,s com a utilização de poucos aparelhos)
Complementação
A ginástica localizada só não é perfeita porque ela sempre deve ser complementada com outras atividades físicas, de forma a deixar o corpo ainda mais esbelto, chegando a tingir os seus objetivos de beleza. O alongamento é uma das atividades que devem ser praticadas antes e depois de um exercício localizado. Ele é ótimo como uma atividade complementar e vai ajudar os músculos a se prepararem para o trabalho. Além disso, o alongamento ajuda a relaxar o corpo depois de ter forçado ele em um exercício pesado de local.
Tirando Proveito
Para que o exercício de local funcione de vez, é preciso sempre estar atento à outras atividades como a aeróbica por exemplo. Os exercícios que requerem mais respiração do que propriamente força podem ser ótimos complementares também, além do alongamento. Este tipo de exercício ajuda a recuperar o folego e a relaxar o músculo depois de um dia intenso de aulas de local. Além disso, os aeróbicos podem ajudar a preparar a área para um longo dia de treino localizado, preparando um aquecimento de primeira!
Os principais exercícios aeróbicos que podem ser praticados durante este meio tempo em que a aula de local está sendo preparada são:
bicicleta
step
jump
Corrida ( seja na rua ou na esteira)

funcional

A principal característica desse tipo de treinamento são os exercícios focados na necessidade de quem pratica. Ou seja, eles são elaborados para alcançar o resultado que o aluno precisa, seja fortalecimento ou queima de calorias. Assim, o indivíduo pratica diferentes sequências em cima de bases instáveis, como bolas, pranchas e bastões, e aciona os músculos e articulações de forma global, desenvolvendo coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força e aptidão cardiorrespiratória.

Segundo o fisioterapeuta Diego Gonçalves, as atividades são mais dinâmicas e que proporcionam uma queima calórica intensa. “Os treinos são focados, raramente se repetem e por isso a queima calórica e fortalecimento da musculatura acabam acontecendo mais rápido”, afirma o profissional do Espaço MS Vida.

Tipos de treinamento funcional

Qualquer série específica para o aluno pode ser denominada treino funcional. Podem se alternar circuitos, saltos, giros, pilates, agachamentos e aparelhos que auxiliem nos exercícios.

Uma das apostas das celebridades são as atividades suspensas para secar a barriga. Com equipamentos especiais, os movimentos são feitos no ar, com o peso do próprio corpo, e isso garante um trabalho muscular muito mais intenso.

Outra possibilidade é o beach training, que emagrece mais que academia. A atriz Fernanda Souza é uma das adeptas e mantém o corpo de dar inveja com atividades na praia. Entre os principais exercícios na areia estão a corrida e o deslocamento entre cones.

Gostou e quer praticar? Assista ao vídeo que dá dicas para fazer o seu próprio treino funcional sem sair de casa e entre em forma muito mais rápido.

terapia

Fisioterapia Aquática,

também referida como hidroterapia, é um tipo de fisioterapia que envolve a utilização de piscina terapêutica. A água pode oferecer maior resistência para certos exercícios e reduzir a força de gravidade, diminuindo o peso do corpo. Terapia na água também reduz o impacto do exercício que pode levar ao desconforto.

Piscinas e tanques podem beneficiar pacientes que têm dificuldade de locomoção. Os pacientes que têm dificuldade para andar ou têm lesões nas pernas que limitam a quantidade de carga que pode ser colocado sobre elas se beneficiam com a fisioterapia aquática.

Esta forma de terapia também pode ser usado para ajudar a fortalecer os músculos. Exercícios de terapia na água são benéficos para pessoas que sofrem de uma variedade de doenças que afetam o coração e a circulação, como a obesidade, paciente cardíaco ou acidente vascular cerebral e diabetes.

postura

A postura é composta das posições de todas as articulações do corpo em um dado momento, e o alinhamento postural estático é bem mais descrito em termos de posições das várias articulações e partes do corpo (KENDALL, 1995).

Postura é um termo geral, definido como uma posição ou atitude do corpo, o arranjo relativo das partes corporais para uma atividade específica, ou uma maneira característica de uma pessoa sustentar o corpo (LEHMKUHL, 1987).

A função principal das posturas é ajudar-nos a realizar as nossas atividades de vida diária, ou até mesmo físicas, com o menor gasto energético possível. Dessa forma, temos que a postura e o movimento estão intimamente relacionados, pois o movimento começa em uma postura e pode terminar em outra; exemplo disto é quando uma pessoa começa o movimento sentada e termina em pé.

Tais relações de postura dos membros podem ser modificadas e controladas de maneira voluntária, mas este controle exige muita concentração.

A Boa Postura

A boa postura ou postura padrão serve para padronizar o alinhamento postural durante a avaliação. O alinhamento padrão ideal é baseado em princípios científicos válidos e fundamentados, envolvendo uma quantia mínima de esforço e sobrecarga, e conduz à eficiência máxima do corpo.

Na postura padrão, a coluna encontra-se com as curvaturas normais e os ossos dos membros inferiores em alinhamento ideal para sustentação de peso. A pelve neutra conduz ao bom alinhamento do abdômen e do tronco. O tórax e a coluna superior devem estar em uma posição que favoreça o funcionamento ideal para os órgãos respiratórios. A cabeça fica ereta em uma posição bem equilibrada, que minimiza a sobrecarga sobre a musculatura cervical.

É lógico que há variações de uma pessoa para outra, de acordo com o tipo corporal, a forma e as proporções do corpo, sendo fatores importantes na distribuição de peso.

Para esta análise, é utilizado um fio de prumo para representar uma linha de referência. Um fio de prumo é uma linha com um peso preso na ponta para promover uma linha absolutamente vertical-padrão, para medir desvios. O ponto na linha onde o fio de prumo é suspenso deve ser um ponto fixo padronizado. O teste do fio de prumo é usado para determinar se os pontos de referência da pessoa que está sendo testada estão no mesmo alinhamento que os pontos correspondentes da postura padrão. Os desvios de vários pontos de referência, a partir do fio de prumo, revelam a extensão do alinhamento defeituoso do indivíduo.

Veja os pontos de referência na vista lateral, a partir do fio de prumo:

Cabeça: Posição neutra, não inclinada nem para frente, nem para trás;

Coluna cervical: Curvatura normal, ligeiramente convexa anteriormente;

Escápulas: Em bom alinhamento, achatadas de encontro à parte superior das costas;

Coluna torácica: Curvatura normal, ligeiramente convexa posteriormente;

Coluna lombar: Curvatura normal, ligeiramente convexa anteriormente;

Pelve: Posição neutra, espinhas ântero-superiores no mesmo plano vertical que a sínfise púbica;

Articulações dos quadris: Posição neutra, nem fletidas, nem estendidas; Articulações dos joelhos: Posição neutra, nem fletidos, nem estendidos; Articulações dos tornozelos: Posição neutra, perna vertical e em ângulo reto com a planta do pé.

Em vista lateral, os músculos anteriores e posteriores, presos à pelve, mantêm-se em alinhamento ideal. Anteriormente, os músculos abdominais tracionaram para cima e os flexores do quadril tracionaram para baixo. Assim, os músculos abdominais anteriores e extensores dos quadris trabalham juntos para inclinar a pelve posteriormente; os músculos da região lombar e os flexores dos quadris trabalham juntos para inclinar a pelve, anteriormente.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO – Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/64787/o-que-e-postura#ixzz412a6Boel

Acupuntura

O que é

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.

Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas
metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.

De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.

O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.

Topo
Para que serve

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

Embora pesquisas tenham demonstrado que a acupuntura pode realmente desativar áreas do cérebro associadas a dores, não se sabe exatamente se o método constitui um mecanismo que sustenta ou contribui para o efeito terapêutico sobre uma pessoa.

De qualquer forma, a técnica sobrevive há milênios, mostrando benefícios a indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e até mesmo dermatológicos.

A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores
localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a prática um complemento da medicina moderna. Nos Estados Unidos, foi recomendado apenas no ano passado pelo Instituto Nacional para a Saúde e Excelência Clínica (NICE) como opção de tratamento para dores nas costas pelo sistema público de saúde do país.

No Brasil, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica conforme deliberação do Conselho Federal de Medicina e consta na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI/SUS) do Ministério da Saúde.

Topo
Curiosidades

Experiências com ratos demonstraram que a acupuntura pode até triplicar os efeitos de um composto natural conhecido por suas funções antiinflamatórias e analgésicas.

Pesquisadores da Universidade de Rochester, nos EUA, observaram que tecidos próximos das agulhas tinham até 24 vezes mais adenosina, sugerindo que a imperceptível perfuração da pele possa acionar tanto o acúmulo da substância em tecidos mais externos da pele, como também a sinalização ao cérebro para criar endorfinas naturais contra a dor.

De acordo com a medicina chinesa, os meridianos energéticos que atravessam o corpo são afetados por energias “perversas”, que afetam o organismo de forma geral. Apesar de soar místico, a própria tradição ocidental considera que ventos, bactérias, vírus, lesões, traumas, ansiedades, frio ou calor constituam boa parte das energias “perversas”. A medicina moderna concorda.

Nem apenas de agulhas vive a acupuntura: a estimulação de pontos de acupuntura pode ser feita também pelos dedos (acupressão), com pedras quentes, laser e muitas outras técnicas. O importante, pregam os defensores da prática, é que os fluxos energéticos sejam retomados e a energia do corpo equilibrada.

fisioterapia-aquatica

Fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.

O objetivo desta área é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-social para promover melhoria de qualidade de vida.

Fundamenta ações em mecanismos terapêuticos sistematizados pelos estudos das ciências morfológicas, fisiológicas, patológicas, bioquímica, biofísica, biomecânica, cinesia, sinergia funcional, cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano. Além das disciplinas comportamentais e sociais. Fisioterapeuta é o profissional de saúde, devidamente registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-9), com formação acadêmica superior, habilitado para construção do diagnóstico cinesiológico funcional e pode prescrever condutas fisioterapêuticas.